Publicado em: 16/09/2021 16:32:41
Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda - Paulo Freire
A educação abarca todas as áreas de conhecimento e é por isso, dentre outros fatores, que a educação é utilizada tanto para domesticar como para conscientizar. Pensar em educação libertária nos direciona, direta e indiretamente, aos pensamentos de Paulo Freire que preconizava sobre a educação problematizadora, ou seja, uma educação que pretende desenvolver a emancipação crítica para afastar a possibilidade de manipulação do educando (FREIRE, 1969, 1981, 1987).
Discorreu-se, durante as postagens passadas da série especial, sobre a importância dos direitos humanos e seus desdobramentos através da utilização da comunicação como ferramenta de mudança e mobilização social. Há de se destacar que a educação está intimamente ligada aos temas abordados sendo um eficaz mecanismo de resistência.
Dentre as formas de educação, a Educação Popular ganha destaque como método de propagação de comunicação por estar intimamente relacionada com as lutas de resistências de movimentos sociais já que, segundo Gerhardt e Frantz (2019, p.100), “é uma educação comprometida e participativa com a perspectiva de realização de todos os direitos do povo”.
O conhecimento tem-se difundido, conforme já abordado nas postagens anteriores, por meio do jornalismo independente, rádios comunitárias, dentre outros; mas sua ação leva tempo para gerar resultados pois, sua transformação ocorre de “modo indireto e mediato, isto é, agindo sobre os sujeitos da prática” (SAVANI, 2012, p. 73).
BIBLIOGRAFIA:
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. Disponível em: http://forumeja.org.br/files/Acao_Cultural_para_a_Liberdade.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.
FREIRE, Paulo. Papel da educação na humanização. Disponível em: http://www.rcdh.es.gov.br/sites/default/files/Freire,%20Paulo%201969%20Papel%20da%20educacao%20na%20humanizacao.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. Disponível em: https://yadi.sk/i/Csm5Q7PD3J7rUd. Acesso em: 15 set. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987. Disponível em: http://lelivros.love/book/download-pedagogia-do-oprimido-paulo-freire-em-epub-mobi-e-pdf/. Acesso em 15 set. 2021.
GERHARDT, Milton César; FRANTZ, Walter. Educação popular e movimentos sociais. Revista de Educação Popular, v. 18, n. 1, p. 92-104, 13 jun. 2019. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/46367. Acesso em: 15 set. 2021.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 42 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção polêmicas do nosso tempo; v.5)
Fonte: DITERRA; Rede Jubileu Sul