Diterra Diálogos discute obstáculos e caminhos na construção de um projeto de pesquisa com a convidada Silvia Sayuri Mandai

Data da Publicação: 23/12/2020


No dia 09 de dezembro de 2020, o DITERRA promoveu um encontro virtual com a doutoranda em Ciência Ambiental do IEE/USP, Silvia Sayuri Mandai. No evento, a convidada falou um pouco sobre o seu trabalho de doutoramento intitulado “Dinâmicas no uso e cobertura do solo de pequenas propriedades à jusante de rios com aproveitamento hidrelétricos no estado de Rondônia”, trabalho em que ela avaliará os impactos gerados por Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Usinas Hidrelétricas (UHEs) em Rondônia.

 

d1

Foto: Integrantes do Diterra e Sílvia.

 

A bióloga falou sobre as incongruências dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) exigidos por lei para obras de infraestrutura, ponderando sobre mecanismos que podem torná-lo mais efetivo a fim de possibilitar uma análise dos impactos sobre a biodiversidade e a adoção de caminhos que sejam capazes de preservar ao máximo o meio ambiente, tema este que fora objeto de estudo de seu mestrado.

A doutoranda também falou de sua atual pesquisa, explicando métodos e abordagens eleitos para a avaliação dos impactos às localidades que são atingidas por UHEs e PCHs em Rondônia. A pesquisa utiliza imagens de satélites, informações disponíveis em bancos de dados ecológicos e entrevistas com pessoas impactadas. A partir dessas ferramentas, a pesquisadora exemplificou como se dá o seu estudo na Amazônia.

d2

Fonte: Acervo Diterra.

 

A troca de experiências com outros cientistas e com pessoas de movimentos sociais possibilitaram a amplificação de horizontes para os integrantes do grupo, além de permitir uma melhor compreensão de temas do cotidiano que nem sempre são aprofundados nos bancos da academia.

Não foi encontrada nenhuma imagem.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.