Encontro Virtual sobre opções sustentáveis para destinação do esgoto doméstico

Data da Publicação: 06/11/2020


O encontro virtual do Diterra do dia 05 de novembro de 2020 contou com a presença do Engenheiro Ambiental e Sanitarista, Cariã Luã Andrade. O engenheiro conduziu uma palestra que contextualizou formas alternativas sustentáveis e mais econômicas para destinação adequada do esgoto doméstico.

A palestra contextualizou as alternativas sustentáveis, com a literatura e com procedimentos práticos utilizados  pela empresa Casa Tropical durante as construções que projetam e acompanham. O engenheiro trouxe para o debate detalhes sobre a implantação e a manutenção dos Tanques de Evapotranspiração (TEVAP) e os Círculos de Bananeiras.

meet-diterra-caira (2)

Os Tanques de Evapotranspiração são uma alternativa biosustentável para a destinação das chamadas águas negras, oriundas de vasos sanitários. Cairã explicou como são feitas as instalações da alternativa ecológica de saneamento básico. Entre os objetos utilizados no procedimento estão pneus usados, brita e entulhos de construção, o que barateia o custo e faz com que materiais que são difíceis de reciclar sejam reaproveitados. Cairã salientou também que o processo de transformação dessas águas se dará na forma de filtragem e com a utilização dos microrganismos, finalizando com a transpiração de plantas, como as bananeiras que utilizarão dos nutrientes das águas para seu crescimento e manutenção, sendo seus frutos disponíveis para alimentação humana.

meet-diterra-caira-2

Já o Circuito de Bananeiras, como o próprio nome diz, é a utilização de bananeiras no tratamento de águas cinzas. Essas águas são aquelas que derivam de pias, chuveiros e máquinas de lavar e na construção são utilizados derivados de madeira e pedras. O processo final dá-se pelo processo de transpiração de bananeiras, mamonas e afins.

O interessante das alternativas é que além de serem sustentáveis e mais econômicas, a manutenção não é anual, como ocorre com as fossas comuns, o que torna a alternativa ainda mais econômica. O processo de tratamento sustentável garante a manutenção a cada 5 anos. Além dessa comodidade, os frutos são comprovadamente consumíveis e os ambientes podem se tornar um espaço paisagístico, uma vez que há a possibilidade de mesclar as plantas responsáveis pela transpiração com outras que auxiliarão na beleza do local, como as flores por exemplo.

meet-diterra-caira-1

Apesar de ter abordado apenas as alternativas sustentáveis para destinação do esgoto doméstico, o engenheiro trabalha com outras alternativas que respeitam o meio ambiente no processo de construção, entre elas estão as bioconstruções, projetos permaculturais e composteiras.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.