Discentes do DITERRA participam da II Semana da Geografia do IFRO

Data da Publicação: 19/08/2020


A II Semana de Geografia, teve como tema “Educação ambiental na perspectiva geográfica em Rondônia” e ocorreu no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) campus Cacoal nos dias 03 a 07 de junho de 2019. Organizado pelo curso de Licenciatura de Geografia do próprio campus, o evento teve como objetivo “a promoção do debate acadêmico sobre assuntos de relevância social, econômica e ambiental, proporcionando a participação da comunidade em geral, integrando as atividades desenvolvidas no meio acadêmico com a sociedade” (IFRO, 2019).

O Grupo de Pesquisa Direito, Território e Amazônia (DITERRA) apresentou dois resumos no evento. O primeiro resumo, elaborado pelos integrantes Larissa Castro de Freitas, Amanda Pereira Serafim e Wagner Rafael Freitas da Silva sob a orientação da Profª. Drª Neiva Araujo, teve por título “Impactados: considerações sobre a construção da Hidrelétrica Binacional Guajará-Mirim”. O segundo resumo expandido foi escrito pelos integrantes Amanda Pereira Serafim, Marcia Eduarda Pastore, Marcio Junior Andrade Martins e Julia Catarina Machado Ramos, intitulado “Racismo ambiental em uma perspectiva amazônica: as hidrelétricas do Complexo do Madeira como propulsoras da discriminação étnica”. Ambas as pesquisas foram orientadas pela Prof.ª Dr.ª Neiva Araujo, líder do DITERRA.

“Impactados: considerações sobre a construção da Hidrelétrica Binacional Guajará-Mirim” consiste em um estudo centrado no processo de desenvolvimento sustentável na fronteira amazônica Brasil-Bolívia, voltada para os possíveis impactos cumulativos ambientais e sociais resultantes da construção prevista da Hidrelétrica Binacional Guajará-Mirim. Assim, o trabalho contribuiu no diálogo com a sociedade, levantando questionamentos sobre a viabilidade do projeto, dos direitos humanos que tendem a ser violados, a exemplo do que já ocorreu em outros empreendimentos do gênero, discutidas, ainda a necessidade de preservação ambiental e cultural dos povos originários da região.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.